Currículo dos Diretores

RONALDO MARIN  é físico, ator e diretor teatral, possui doutorado em Artes, Comunicação e Semiótica pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, atuando como professor nos programas de graduação e pós-graduação no Departamento de Multimeios do Instituto de Artes desta universidade desde 2002, onde se dedica ao desenvolvimento de disciplinas que intersectam-se nas fronteiras da arte, ciência e da tecnologia. Possui formação em artes com passagem pela University of Glasgow e também é pós-graduado em Física e Matemática, tendo sido pesquisador junto ao Departamento de Eletrônica Quântica (DEQ) do Instituto de Física Gleb Wathagin – Unicamp (1990-1991). Pesquisador e líder adjunto do Grupo de Estudos Avançados de Semiótica Correlacionada à Psicologia Analítica e Neurociências Aplicada às Artes – GEASPANAA - CNPq/Unicamp. Escreveu e publicou os trabalhos As Bases Fisiológicas da Estrutura Triádica da Semiótica (2002) em que estabelece as relações entre a estrutura física evolutiva do cérebro humano e a classificação triádica das categorias fenomenológicas da semiótica de Charles S. Peirce, O Oceano Shakespeare (2011) abordando a relação colaborativa e abrangência da obra de Shakespeare no contexto do período elisabetano e a ubiquidade de suas expressões nos mais diversos aspectos culturais hodiernos. Tem um extenso trabalho de pesquisa sobre o cinema de ficção científica e sobre as adaptações cinematográficas da obra de Shakespeare. Também escreve para o teatro e dedica-se à tradução de obras clássicas. Juntamente com o Cena IV, organiza anualmente os “Encontros com Shakespeare” – uma série de eventos culturais objetivando o incentivo ao conhecimento e difusão da obra de Shakespeare em língua portuguesa e também promove cursos e workshops de preparação específica de atores e diretores. Atualmente desenvolve estudos sobre tradução intersemiótica, aspectos da neurossemiótica aplicada à emergência da consciência e da estrutura arquetípica do herói e protagonista ficcional baseado na semiótica peirceana e nos estudos de mitologia comparada. Seu foco de interesse converge também para o desenvolvimento do conhecimento neurocientífico e das bases biológicas e moleculares da mente humana e da consciência através de pesquisas que relacionam, por exemplo, a descoberta dos neurônios   espelho com a arte da interpretação teatral e na sua pesquisa sobre a neurociência do ator ou a consciência da personagem em que o ator usa seu aparato senso-cognitivo para fazer emergir a alteridade consciente da personagem. É cofundador do Grupo de teatro e Centro de Pesquisas Cena IV – Shakespeare Cia (1975), diretor fundador do Instituto Shakespeare Brasil (2008), palestrante e conferencista sobre a vida e a obra de William Shakespeare, tendo dirigido diversas peças do autor e interpretado vários de seus personagens.  

 

ZEZA FREITAS é atriz, coreógrafa e produtora, com uma extensa carreira trabalhando em cinema e teatro.

Em cinema participou do Curta “Gente Boa” como atriz e argumentista, o curta que foi distribuído pela Embrafilme e levou uma mensão honrosa no Festival de Bilbao na Espanha. Além de produzir inúmeros outros curtas-metragens juntamente com o Núcleo de Pesquisa em Cinema do Cena IV-Shakespeare Cia, e é idealizadora, produtora e diretora da WebTV do Cena IV - Shakespeare Cia, e da websérie ''Admirável Mundo Novo''.

Em teatro, É cofundadora do Grupo de teatro e Centro de Pesquisas Cena IV – Shakespeare Cia (1975) e atua  como diretora e produtora junto à Cia atuando na região de Campinas e Sul de Minas.

Participou também, no ano de 2008, da produção do espetáculo “Os  Possessos”  com direção de  Antônio Abujamra junto ao projeto Geografia da Palavra da Funarte.

Desenvolve um trabalho social junto as escolas, prefeituras e universidades na divulgação do teatro e formação de plateia, que propõe novas reflexões sobre a atual configuração de nossa sociedade.

Atualmente trabalha na pesquisa e divulgação da obra de William Shakespeare, envolvendo apresentações de espetáculos (com foco em lugares que não tem acesso a teatro ou qualquer tipo de arte), oficinas e palestras.                                                                                                                                

© 2017 - 2020 - Cena IV Shakespeare Cia.