top of page
Topo Escola.jpg

A Escola de Atores e Atrizes do Cena IV utilizam um método próprio de interpretação desenvolvido através de pesquisas e dos quase 50 anos de estudos artísticos da família Freitas Marin.
Com seu Método próprio de formação denominado "A Ação Sublime", que por trabalhar a sensibilidade, o desenvolvimento cultural e humano, é dito que formamos não só grandes artistas, mas, também, grandes seres humanos. E além do Método próprio, reconhecemos a importância dos métodos tradicionais de formação, por isso, abordamos também outras metodologias (Stanislavski, Meyerhold, Brecht, Viola Spolin, Boal, entre outros, e métodos de preparação vocal, com base no teatro musical e técnicas embasadas na fonoaudiologia e preparação corporal, onde as referências são as técnicas de Rudolf Laban, Mary Wigman, Rolf Gelewski, do expressionismo alemão, e o ballet contemporâneo de Martha Graham). A Escola implementa também o "Palco Intensivo" onde o aluno(a) tem a oportunidade de participar de montagens da companhia profissional, juntamente com atores e atrizes já formados e que trabalham na área, obtendo uma vivência madura dos processos de montagem, ensaio e apresentação dos espetáculos. Além, da vivência essencial do palco com diferentes plateias ao vivo.
Seja qual for o seu objetivo artístico, a
Escola de Atores do Cena IV, é o lugar certo para você aprimorar sua formação. O Centro Cultural Cena IV vem formando artistas ao longo dos seus quase 50 anos de existência através de metodologia própria, baseada no processo de trabalho de construção da Consciência da Personagem criado pelo professor Dr. Ronaldo Marin.

Visamos sempre preparar este (a) aluno(a) para atuar
artisticamente e socialmente em todas as áreas.

Prof. Dr. Ronaldo Marin

Prof. Dr. Ronaldo Marin

Marin define a ação sublime como a ação exata da personagem – nem mais, nem menos. É aquela ação que confere autenticidade à personagem e envolve seus aspectos físicos, emocionais e intelectuais. Assim, a técnica baseia-se no princípio da construção de uma consciência para a personagem. Essa consciência traz uma nova perspectiva para o ator que, ao aprender a atuar a partir dessa perspectiva, permite que sua personagem ocupe a cena por completo, de forma que todas as suas ações sejam coordenadas por ela. Não há, assim, nenhuma ação imprópria para o papel – quando isso ocorre, o ator atinge o ápice do seu trabalho e nos presenteia com a atuação sublime.
O corpo teórico da técnica ministrada pela Escola de Atores do Cena IV apoia-se, principalmente, nas pesquisas realizadas pelo Dr. Marin sobre a teoria triádica da semiótica peirceana, sobre as teorias da consciência desenvolvidas junto ao grupo americano liderado por Hanna e António Damásio e pelas descobertas sobre os processos de construção de memórias de longa duração, realizadas pelo ganhador do prêmio Nobel, Eric Kandel.

Os cursos também oferecem uma sólida formação e conhecimento da obra do mais importante dramaturgo de todos os tempos: William Shakespeare. A interpretação de seus personagens é a mais exigente experiência a qual um ator em formação possa ser exposto, tanto física quanto intelectualmente. Um ator ou uma atriz que executa bem um personagem da obra de Shakespeare, executa facilmente qualquer outro personagem, do mais simples ao mais complexo.
E com as nossas parcerias da companhia profissional, com a University of the West of Scotland e participação no Shakespeare Ensemble, nossos alunos e alunas podem ter contato com diferentes formas de interpretação de diferentes países, permitindo esse intercâmbio de conhecimento.

A Escola de Atores do Cena IV oferece duas modalidades de ensino, sendo elas o CURSO LIVRE e o CURSO PROFISSIONALIZANTE.

O Curso Livre é indicado para menores de idade e pessoas que desejam utilizar o teatro como meio de expressão e aprendizado para a vida.

Já o Curso Profissionalizante tem duração de 3 anos, só podem se inscrever alunos a partir de 15 anos de idade. Através dele o ator/atriz receberá a formação necessária para dar entrada ao processo de emissão do DRT, o registro profissional da categoria artística.

Maria Luiza Mendonça e Marcella Marín - O Homem do Futuro

Marcella Marin, atriz e professora do Cena IV no filme

"O Homem do Futuro" (2011)

A sigla DRT vem de Delegacia Regional do Trabalho. Possuir um “DRT” significa que o ator tem um registro profissional e regulamentado na carteira de trabalho. De acordo com a lei 6.533 /78 todo cidadāo que tiver um registro profissional de ator, estará apto a ser contratado para exercer a profissāo na TV, no cinema ou no teatro. 

A Escola de Atores do Cena IV possui o curso certificado pelo sindicato, e através da sua formação, o(a) aluno(a) estará apto(a) a obter o seu registro profissional, processo o qual poderá ser realizado através do próprio Cena IV, que possui representação regional do SATED-SP.

download.png

Para matricular-se ou se deseja mais informações,

entre em contato:

Obrigado pelo envio!

bottom of page