Escola de Artes Cena IV

Única escola de teatro autorizada na região. Cursos: Livre (Infantil, Adolescentes e Adulto), Interpretação para TV/Internet, Profissionalizante e Especialização em Fundamentos do Roteiro e da Interpretação Dramática (Apenas para atores e profissionais da área).

“Onde a arte transforma sua vida!”

"Teatro se faz no palco!"

Método Marinsky

A Escola de Atores Cena IV, de São João da Boa Vista-SP, desenvolve há mais de 40 anos um método próprio de formação e educação com dedicação e estudo da arte e da sociedade pela família Marin.

Visamos a formação formação cultural e social de nossos alunos, além de oferecer um fornecer um embasamento social, filosófico e profundamente humano, propondo reflexões sobre o cenário atual em que se configura nossa sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acreditamos no teatro como base para uma educação emocional e formação humana completa. 

A inteligência emocional somada à competência faz cidadãos mais completos e íntegros!

Direção Geral / Professora: Zeza Freitas (Atriz, Diretora, Bailarina, Dramaturga, Poetisa e Produtora).

Direção Artística / Professor: Ronaldo Marin (Doutor em Artes - UNICAMP-SP | Ator e Diretor).

Coordenador / Professor: Gabriel Marin (Ator, Apresentador, Jornalista, Publicitário e Produtor | Mestrando UNICAMP-SP).

Coordenadora / Professora: Marcella Marín (Atriz, Dramaturga, Diretora e Publicitária | Mestranda UNICAMP - SP).

Professor: Fernando Dias (Ator, Sociólogo e Geógrafo | Pós Graduado - Ensino de Sociologia ).

 

Curso Intensivo Profissionalizante – Curso de Formação de Atores (CFA). (Matrículas: Janeiro a Março | Agosto e Setembro)
Além das tradicionais metodologias como Stanislavski, Meyerhold, Brecht, Viola Spolin, Boal, entre outros, a companhia trabalha com o Método próprio ("Ação Sublime") de formação de atores e o "Palco Intensivo" onde o aluno tem a oportunidade de participar no apoio das montagens da companhia profissional.
Trabalhamos também a preparação vocal do aluno com base no teatro musical e técnicas embasadas na fonoaudiologia e preparação corporal. Adotamos técnicas de Rudolf Laban e Mary Wigman, do expressionismo alemão, e o ballet contemporâneo de Martha Graham. Visando preparar o aluno para interpretação em todas as áreas.

 

O bardo inglês

O curso também oferece uma sólida formação e conhecimento da obra do mais importante dramaturgo de todos os tempos: William Shakespeare. A interpretação de seus personagens é a mais exigente experiência a qual um ator em formação possa ser exposto, tanto física quanto intelectualmente.

Dinâmica do método

Estruturada nos princípios da Escola da Ponte, em Portugal, o Método foi estudado e adaptado para nossas atividades artístico-culturais pelo Prof. Dr. Ronaldo Marin durante seus estudos na Europa.

O aluno, através do Palco Intensivo, pode experimentar os seus conhecimentos em participações de espetáculos adultos e infantis, montadas pela companhia juntamente com o elenco profissional.

Além da formação técnica, nosso aluno ganha embasamento social, filosófico e profundamente humano contidas nas leituras de obras que vão de Shakespeare aos mais importantes autores da literatura, filosofia, sociologia e ciências mundiais.

Além do estudo e prática teatral, nossa função é colaborar na formação humana e valorização da família.

Muito mais do que oferecer uma formação técnica e embasamento em pesquisa, o Cena IV tem o intuito de fornecer aos alunos, parceiros, atores e artistas envolvidos em nossos projetos, um embasamento social, filosófico e profundamente humano, propondo reflexões sobre o cenário atual em que se configura nossa sociedade.

Curso Infantil e Juvenil - Jovens Atores (JA). (Matrículas: Livre)
Voltado para crianças e adolescentes que desejam dedicar-se aos estudos e trabalhos na área cênica o curso para Jovens Atores visa à formação completa destes jovens, inserindo as tradicionais metodologias de ensino no teatro, iniciação a interpretação para cinema e TV, trabalhando de forma lúdica com atividades que serão importantes na sua formação cultural e social, além de terem contato direto com o método de formação de atores do Cena IV e a possibilidade de integrar os elencos: Jovens Shakespeareanos , das produções profissionais da cia, da produtora Irmãos Marin e demais produções em geral, tendo uma frequência constante em testes para diversas áreas (publicidade, séries, produções audiovisuais no geral).

Além disso, o curso oferece a possibilidade da profissionalização com o DRT de Artista Mirim (Voltado a profissionais menores de 18 anos).

Curso Adulto Livre (L). (Matrículas: Livre)
Voltado para adultos, maiores de 18 anos, que desejam iniciar os estudos na área cênica, o curso Livre visa à iniciação a arte cênica, trabalhos para desinibição, conhecimento e trabalho corporal, introdução a metodologias de ensino, iniciação a interpretação para cinema e TV e orientação e encaminhamento para o Curso Profissionalizante.

Experiência com Câmera para TV e Internet (CTV) (Matrículas: Livre)
O Cena IV se preocupa com cada área da formação de seus alunos, assim oferece o Curso de Experiência com câmera e TV, onde os alunos desenvolvem diversas atividades ligadas a interpretação e demais contatos com câmera. Todas as atividades são avaliadas pelos coordenadores e pelos próprios alunos em aula, onde podem avaliar o seu próprio desempenho, receber orientações e debater sobre os trabalhos. Uma oficina que busca orientar e trabalhar a auto avaliação dos alunos, buscando naturalidade a todas as áreas de interpretação, além da facilidade ao lidar com a câmera em entrevistas, debates e demais situações.

*Alunos matriculados nos cursos CFA e JA podem frequentar as oficinas de Experiência com câmera e TV.

Fundamentos do Roteiro e da Interpretação Dramática (FRID) (Matrículas: Profissionais e Pesquisadores da Área)

– A Anatomia do Herói e A Consciência da Personagem –

O que existe em comum entre os grandes filmes do cinema como 2001 Uma Odisseia no Espaço, O Poderoso Chefão e O Silêncio dos Inocentes?
O que caracteriza as séries de sucesso como Star Trek, a saga de Harry Potter e os filmes de Heróis dos quadrinhos?
O que leva grandes atores como Al Pacino, Meryl Streep, Anthony Hopkins, entre outros, a realizarem interpretações sublimes?
Como são construídas as histórias e as interpretações capazes de fascinar audiências ao longo de diversas gerações?
Como elas se tornam significativas para as pessoas que as assistem, a ponto de prender sua atenção por horas a fio?
Qual a relação entre as mentes do roteirista, do ator e do espectador?
Existe uma estrutura por trás do trabalho do roteirista e do ator que pode ajudar a construir histórias e interpretações de sucesso na comunicação com o seu público?

Saiba a resposta de cada uma dessas questões no curso ministrado pelo Dr.Ronaldo Marin. 

--- Estrutura e Estudos ---

 

O que é trabalhado?

- Método Marinsky - "Ação Sublime" - Consciência da personagem.
- Interpretação.

- Consciência Corporal.

- Estudo de demais métodos teatrais.

- Leituras Obrigatórias e recomendadas.

- Consciência Vocal e a Interpretação.

- Improvisação.

- Técnicas Circenses.

- Interpretação para Cinema/TV.

- Alteridade

- Palestras mensais

- Consciência do Ator.

- História do Teatro.

- História da Arte.

- Palco Intensivo.

- Criação / Montagem / Manutenção - Cenários e elementos de cena.

- Maquiagem Teatral.

- Orientação para mercado de trabalho.

- Legislação.

 

Estrutura física:

- Estúdio próprio.

- Palco para aulas e ensaios.

- Biblioteca (Mais de 3.000 títulos).

- DVDteca (Obras variadas).

- Estúdio fotográfico.

- Estúdio de TV.

Fale com a gente:

© 2017 - 2019 - Cena IV Shakespeare Cia.